Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2008

SÃO LÁGRIMASSSSSSSSSSSSS!!!!!

Hoje a minha filha verteu a sua primeira lágrima.

Espero que seja a primeira de muito poucas. E que eu as possa secar e fazer esquecer rapidamente.

 

Chorou de impaciência (sai à mãe, bem sei). A miúda não sabia se chorava de fome, de estar de rabo ao léu por lhe mudar a fralda ou de frio por estar o tempo que está!

Eu já me vou habituando ao choro, mas confesso que ainda transpiro um bocado quando ela chora até ficar vermelhinha. Quanto mais ela chora, maior vai ficando o nó no estomago e o aperto no peito. Hoje até a peguei ao colo antes de lhe colocar a fralda. Escusado será dizer que me encheu de xi-xi... mas ao menos parou de chorar e ficou a olhar para mim com aquela cara de espanto como a dizer: "nem acredito que me pegaste ao colo sem fralda, mãe... ganda maluca!"

 

Será de ser o meu primeiro filho? Não sei... mas a necessidade de a ver sempre feliz, satisfeita e tranquila sobrepõe-se a qualquer conselho que implique "deixar chorar".

 

Mas, sim... admito que erro por ceder facilmente ao choro da minha filha. Tanto eu como o pai não conseguimos ficar indiferentes à sua cara de sofrimento e ao beicinho que faz de cada vez que chora.

Estamos cá para pagar por todas as cedências que vamos fazendo ao longo do tempo...qualquer dia quem manda lá em casa é uma coisinha com 50 cm! :-)

 

Mas quem é que consegue contrariar uma carita destas?

 

 

 

E na verdade, já estou a pagar por ceder às exigências da minha piknina desde cedo!

E se a Sara só verteu a pimeira lágrima quase um mês depois de ter nascido, a mãe anda a deita-las fora quase todos os dias!!

 

É um facto... a minha vida por estes dias dava uma música do Zé Cabra!

São lágrimasssssssssssssssss!!! São lágrimasssssssssssssssssss!!!

(e assim mesmo, com aquele tom desafinado como unhas a arranhar um quadro de ardósia ou como quem levou uma facada nas costas e canta para se manter consciente enquanto o INEM não chega!!)

 

Para quem já passou pela experiência da maternidade e (principalmente) pela experiência da amamentação isto que eu vou dizer não é novidade: amamentar é muito lindo... mas nas mamas das outras!!!!!!!!!!!! LIVRA!!!

Se não fosse por ser a coisa mais saudável (e já agora grátis) que posso dar à minha filha, já tinha deixado de amamentar!

O meu peito está feito num oito e estou constantemente com dores. Se doi quando não estou a dar peito imaginem quando a ratinha Sara se põe a mamar e (às vezes, a safada) a chuchar na maminha... ui ui ui... são lágrimassssssssssssssssssssssss!!!

Bem sei que a experiência da amamentação não deve ser algo doloroso, se for bem feito: o bébé tem de saber encaixar a boca no mamilo e eu tenho de saber posicionar-me confortavelmente e agarrar a minha bébé de forma a que mame correctamente.

Pois é... mas como já dizia o ditado, "pau que nasce torto tarde ou nunca se endireita". Na maternidade ninguém se deu ao trabalho de me explicar como poderia dar de mamar da maneira correcta. Simplesmente disseram: "sente-se e dê de mamar". Simples né?

Parece, mas não é.

A Sara começou desde cedo a pegar mais na pontinha do mamilo, o que me dá umas dores terriveis. E faze-la mudar de posição é sinónimo de berreiro pegado.

Posto isto... que faço? Deixo-a berrar de fome ou sofro em silêncio? A resposta é fácil.

O tempo passa e os mamilos começam a sangrar. A dor cada vez é mais intensa e continua para lá das mamadas.

Que fazer? Lembro-me do conselho da minha colega e amiga Isabel: "compra umas tetinas de silicone... elas ajudam muito a aliviar a dor!"

Assim fiz...e de facto resultou!

A Sara aprendeu a mamar através delas e estava cada vez maior e mais gordinha!!

E eu podia respirar de alivio de cada vez que ia dar de mamar.

Só que o problema foi ter dado ouvidos a uma enfermeira do centro de saúde que me disse que as tetinas não eram o ideal, e que deveria gradualmente deixar de dar peito com elas, porque o contacto do bébé com a pele da mãe é importante... bla bla bla wiskas saquetas...

E eu, cumpridora (e burra) como sou, assim fiz. Gradualmente fui deixando de dar peito com as tetinas...até que a minha filha deixou de querer mamar com elas e o peito (pois tá claro) começou novamente a gretar e a doer!!

 

Depois de me queixar à pediatra, esta disse-me que não via problema nenhum em dar de mamar com recurso às tetinas... o pior é que a Sara já não lhes pega. Engasga-se e não tira o leite como deveria... fico com o peito cheio de leite e sei que ela não mama como deve ser.

Resultado: a mãe chora e a filha alimenta-se... sem tetinas!

Também já me disseram que ao fim de um tempo o peito fica "calejado" e deixa de doer... alguém me diz quando?Quando? Quando?????

Porque o Gretalvit não ajuda, o Purelan muito menos... as tetinas já eram e a minha filha não deixa de ter fome...antes pelo contrário!

 

No meio disto tudo o que vale é que ela mama com satisfação e está muito gordinha e grande... está bem fofa!!! :-)

 

Aqui fica uma foto depois de mamar... qual leitãozinho da bairrada!

 

 

O pior é que ainda por cima agora habituou-se a querer adormecer a mamar... é um facto: noutra encarnação, fui eu que crucifiquei Cristo... e foi nos pés que é onde lhe deve ter doído mais!!! Só pode!!!!!!!!!

 

Há que ter paciência, respirar fundo e ir à luta! é por uma boa causa!

 

Beijinhos e até um novo post!

Publicado por Marita às 16:05
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
8 comentários:
De susel a 11 de Dezembro de 2008 às 09:51
Ó minha querida...queria tanto puder ajudar-te, mas não posso.....posso dar a conhecer o teu blog no meu, se não te importares e as meninas que foram mamas podem-te ajudar. Pode ser?
Mãe sofre!!!!
Beijocas
De Marita a 11 de Dezembro de 2008 às 14:41
Claro que aceito toda a ajuda que me for possivel!!! Que isto de ser mãe pela primeira vez tem muito que se lhe diga!!!
Beijinhos

Comentar post

.Mais sobre mim

.Julho 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30
31

.Posts recentes

. Momentos

. EUROMILHÕES! EUROMILHÕES!

. ORA VEJAM SÓ!

. Desta vez é sobre mim...

. CONTAGEM DECRESCENTE

.Arquivos

. Julho 2009

. Maio 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Agosto 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

.tags

. todas as tags

.Favoritos

. Minha filha, meu tesouro

. AI, O NATAL, O NATAL...

.Links

.subscrever feeds