Quarta-feira, 17 de Dezembro de 2008

CAMPEÃ DAS BOLSADELAS! RAINHA DOS ENGASGANÇOS!

ADVERTENCIA A FUTURAS MÃES QUE PASSEM OS OLHOS NO MEU BLOG E FIQUEM ESTARRECIDAS DE MEDO COM AS AVENTURAS E DESVENTURAS DA MINHA RECENTE EXPERIENCIA COMO MÃE:

 

1. SEM MEDOS! Já dizia a minha avó que estamos cá é para aprender!

 

Ainda no outro dia fui visitar a familia com a Sara e tive uma espectadora assídua e devota das minhas mamadas e mudas de fralda: uma menina de 5 anos, de seu nome Maria. A Maria, como qualquer criança da sua idade, é muito interessada, curiosa (uma média de 5 perguntas por segundo, ou assim parece) e sobretudo sincera! Ora depois de lhe explicar porque é que os bébés não andam nem falam, porque é que as meninas não nascem já com cabelos compridos e - muito importante - como aparece o leite nas maminhas, como é possivel que estas não rebentem com tanto leite e para onde vai quando os bébés crescem e deixam de mamar, quando resolvi fazer-lhe a pergunta da praxe: "também queres ter um bebezinho assim como o meu quando fores grande?"

Parecia que lhe tinha perguntado se queria comer sopa de espinafres até ter 30 anos!!!

Endireitou-se na sua posição de chinês sentado e com os olhos muito abertos e sobrancelhas arqueadas, respondeu: "EU NÃO!!!"

"Então porquê? Não é giro vesti-la assim toda fofinha de branquinho e cor de rosa? E pentea-la, dar-lhe banhinho?" - ahhhhhhhh, o que eu recuei até aos meus doce 5 anos em que brincava com as bonecas e as colocava todas em fila deitadinhas a dormir na minha cama porque achava que enquanto eu dormia elas ganhavam vida...

"ACHAS?????" Respondeu num ápice "eu não sei tomar conta de um bébé!!!! Não sei fazer essas coisas que tu estás a fazer com a maminha nem nada...isso não é um boneco..." - e com esta cortou à catanada as perninhas da minha recordação de infância... qual ingenuidade qual quê! Já ninguém sonha nem faz de conta, pelos vistos...

Lá lhe expliquei de forma sucinta (mas o mais real possível) que temos 9 meses de gravidez - quase um ano inteiro de escola! - para ler e aprender muitas coisas, que no hospital também nos ensinam outras tantas e que a nossa família também ajuda no que não soubermos fazer.

Respondeu-me com um encolher de ombros não muito convencido, como quem diz: "se eu fiquei cansada só de te ver dar mama imagino se tivesse de ser eu a fazer isso!"

Moral da história:  nós não temos 5 anos! Os bébes não trazem manual de instruções mas hoje em dia já os podemos comprar em qualquer livraria ou até mesmo aqui na net... :-)

 

2. PERFEIÇÃO? SÓ NAS NOVELAS!

 

Sabem aqueles bébés de novela que estão sempre muito sossegados ao colo dos pais, tios, amigos e outros? NÃO EXISTEM!!!!!

Das duas uma: ou são bonecos ou foram precisos 40 takes para fazer a cena em condições!

Um bébé implica sempre estar preparada para tudo: uma bolsadela por toda a roupa mesmo quando foram acabadinhos de mudar, um choro incontrolavel assim que acabo os 20 minutos de tortura a prender o ovo com o cinto de segurança do carro e que me faz ter de tirar tudo só para a embalar, os olhos bem abertos às 4 da manhã porque... olha, porque sim! Isto é a parte que fortalece as mães, que lhes dá resistência e perseverança.

Nós também não somos perfeitas e falhamos muito, mas só nos resta aprender com os erros e esperar que não prejudiquemos os nossos filhos com eles...

Perfeito, perfeito? são os toques fofinhos na pele suave dos nossos filhos, o seu sorriso que derrete icebergs e o grito por atenção e colo que faz chorar até as pedras da calçada... tudo o que nos aquece o coração e a alma.

Basta que sejam perfeitos aos nossos olhos, porque nós seremos perfeitas(os) aos seus olhos durante largos anos... (que na adolescência é uma ouuuuuuuuutra história!)

 

3. AINDA ASSIM COM MEDO???

 

É pá, posto isto... aconselho... um Nenuco! São sossegadinhos, baixa manutenção e diz que nesta altura do ano são bem baratinhos!

 

 

4. E AGORA O POST...

 

E passada que está esta primeira advertência, vamos lá a saber das últimas da nossa menina Sara!

Como o titulo faz saber, a Sara recebeu recentemente o titulo de CAMPEÃ DAS BOLSADELAS e RAINHA DOS ENGASGANÇOS!

Desde há 3 semanas que a criatura parece que quer fazer um remake do filme o exorcista... dá com cada bolsadela de jacto que parece a outra no filme quando estava possuida pelo demo!! (felizmente a minha não roda a cabeça por completo nem atira padres pela janela!)

Às vezes parece que faz de propósito. Espera que lhe coloquemos a última pecinha de roupa no corpnho e mesmo quando estamos naquele momento de contemplação pela fofura que ficou com o baby grow novinho ou com o vestidinho da moda - em que até nos sai um "ohhhhhhhhhhhhhhhhhhh" embevecido - pois é mesmo, mesmo , mesmo nesse momento que lança uma esguichadela de leite que a cobre desde os pés até ao pescoço!

Et voilá! Toca a vestir tudo outra vez!

Outras vezes há em que assim que lhe colocamos o body, bolsa mal um bocadinho... mas o suficiente para ter de vestir outro. Procuramos outro e dizemos: "olha este tão lindo filha!" e assim que entra a primeira manga, PIMBA! Outra bolsadela!

Só não estamos no guiness com o maior numero de bodys sujos no menor espaço de tempo possível porque não sei a quem ligar a contar o sucedido!!

Ontem com esta coisa das bolsadelas pregou-me um susto de morte! Estava eu a meio de lhe mudar a fralda, a fechar o ultimo botãozinho do body quando bolsa e se engasga!

Amigas(os)... não sei quanto tempo esteve engasgada mas a mim pareceu-me uma eternidade! Ficou vermelha, depois roxa, chorou e gritou como eu nunca vi e depois ficou uns 10 minutos a salivar-se toda, ainda semi-engasgada... QUE   SUS-TO!!!

Perguntam vocês: E que técnica usaste para a ajudar?

Devo ter usado umas 30 diferentes, todas ao mesmo tempo, enquanto repetia: Ai meu Deus! Ai meu Deus! - é preciso ver que eu nem acredito no barbudo....!

Virei-a, dei-lhe palmadinhas, soprei-lhe, falei baixinho, cantei, tentei destapar o nariz com cotonetes....eu sei lá!!!!!!!

Finalmente passou-lhe e (claro está) passou o resto da tarde - melhor será dizer, as duas horas até à próxima mamada - aninhada a dormir no meu colinho.

 

Hoje fomos com ela à consulta do 1º mês (já passou um mês, uauuuuuuu!) no Centro de Saúde* e aproveitámos para expor esta questão do bolsado. Bom, na verdade nem precisava de o fazer porque ela bolsou umas 4 vezes só enquanto a despiamos!

A enfermeira também achou um exagero e chamou uma médica para a ver. Feitas as medições concluiu-se que está a aumentar bem de peso e tamanho ( o que me leva a pensar que se não bolsasse já estava do meu tamanho e com namorado à porta...) pelo que vigiamos até à próxima semana com outras técnicas de amamentação**. Se continuar, teremos de consultar um pediatra para fazer exames mais aprofundados e perceber o que de errado se poderá estar a passar.

Façam figas...

 

 

* Centro de Saúde = temos recorrido ao Centro de Saúde desde que a Sara nasceu. Ficámos logo muito bem impressionados com o facto de se terem oferecido para fazer o teste do pézinho em casa, ao invés de nos deslocarmos ao centro com uma bébé de dias - 5 pontos!

Fomos visitados por 2 enfermeiros (uma senhora e um senhor) muito simpáticos, atenciosos e ávidos por ajudar - 10 pontos!

Quando cá estiveram tiveram o cuidado de me responder a todas as dúvidas relacionadas com a bébé, a amamentação e o pós-parto. Até me viram os pontos e mudaram o penso - 20 pontos!

Explicaram muito bem o que seria o teste do pézinho e avisaram-me que a Sara ia chorar muito muito muito - diz que os bébés choram muito neste teste... pois a Sara lá ficou, de pézinho estendido a ser picada... e não só não soltou um único ai como nem sequer acordou durante todo o teste! 100 pontos!!!!!

Antes de irem embora, ofereceram uma bolsinha com um biberão e uma chucha da NUK. A Sara adora a chucha (ou pelo menos os 5 minutos em que a tolera... as outras cospe passados alguns segundos) - mais 10 pontos!

Agora, sempre que vamos ao centro de saúde somos acompanhados por este grupo de enfermeiros que diz que é "a nossa menina", "a nosssa bonequinha".

Gosto muito. Não há dinheiro nenhum no mundo que pague este tipo de profissionalismo e dedicação... mas acredito que estes enfermeiros deviam ser pagos a peso de ouro!

Fomos a um pediatra há duas semanas atrás por causa do bolsado, pagámos 70 euros e saímos de lá com um mero: " isso não é nada" acompanhado de um revirar de olhos impaciente de quem acha uma perda de tempo atender uns pais stressados e exagerados...

No centro de Saúde, pelo menos, lembraram-se de a observar e mostraram-se genuinamente preocupados com o bem-estar dela. Tenho todos os contactos do Centro e disseram-nos que podíamos passar por lá sempre que precisássemos.

Até ver, considero o Centro de Saude Mãe D'Água em Massamá 5 estrelas, quer em termos de instalações, quer em termos de profissionais da saúde!

 

** amamentação = actualmente sinónimo de suportável, chegando até a ser um nadinha agradável! E tudo graças aos conselhos de quem lê o blog....obrigada!!!!!

 

Cá fica a Sara com a sua chucha gulosa:

 

 

PS - desculpem eventuais erros, mas escrevi todo o post com uma só mão. Na outra está a Sara a dormir tranquilamente... "olha filha, só com uma mão!!" hehehe

 

bjs

 

Publicado por Marita às 17:35
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
|
3 comentários:
De susel a 19 de Dezembro de 2008 às 12:48
Ó pá, eu não consigo ver as fotos.
Passado um mês, as coisas talvez acalmem e tb já estas mais habituada, não é verdade?
Beijocas
De Marita a 19 de Dezembro de 2008 às 18:22
oi! elas demoram a abrir... tens de esperar um bocado que depois ja abrem!
beijinhos
De Elisabete a 20 de Dezembro de 2008 às 21:27
A tradição já não é mesmo o que era...o mundo de faz de conta já não existe. Ainda, assim, foi um momento cómico e, surpreendentemente real.
Ai a nossa Sarita ...ela gosta é de mudar de roupa e de se sentir bem fofa com as roupinhas que tem - Sara babymodel :)

Estou a fazer fisgas...até com os pés...

Já te disse e volto a dizer: tens que escrever um livro...ao ler os teus posts consigo viver interiormente as tuas experiencias.

Beijinhos à super mama (gostava de te ajudar mas..a inexperiência não deixa... mas sabes que estou aqui para o que precisares).
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

A tradição já não é mesmo o que era...o mundo de faz de conta já não existe. Ainda, assim, foi um momento cómico e, surpreendentemente real. <BR>Ai a nossa Sarita ...ela gosta é de mudar de roupa e de se sentir bem fofa com as roupinhas que tem - Sara babymodel :) <BR><BR>Estou a fazer fisgas...até com os pés... <BR><BR>Já te disse e volto a dizer: tens que escrever um livro...ao ler os teus posts consigo viver interiormente as tuas experiencias. <BR><BR>Beijinhos à super mama (gostava de te ajudar mas..a inexperiência não deixa... mas sabes que estou aqui para o que precisares). <BR><BR class=incorrect name="incorrect" <a>Bejinho</A> à minha pincesa-afilhada " que te deu uma luz, uma expressão de felicidade, orgulho, paz e realização como nunca tinha visto em ti. Força mama... <BR><BR>Beijinhos aos 3!!!! <BR><BR>SEM MEDOSSSSSS !!! : )

Comentar post

.Mais sobre mim

.Julho 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30
31

.Posts recentes

. Momentos

. EUROMILHÕES! EUROMILHÕES!

. ORA VEJAM SÓ!

. Desta vez é sobre mim...

. CONTAGEM DECRESCENTE

.Arquivos

. Julho 2009

. Maio 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Agosto 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

.tags

. todas as tags

.Favoritos

. Minha filha, meu tesouro

. AI, O NATAL, O NATAL...

.Links

.subscrever feeds